17 de ago. de 2010

21ª Dez Milhas Garoto

Desde minha primeira participação ano passado que eu não pensava em outra coisa a não ser na edição desse ano das Dez Milhas Garoto. Simplesmente por um único pensamento: realmente correr a prova. Não, não… eu corri ano passado sim, não me levem a mal. Só que ano passado eu terminei com o gosto de que podia muito mais. Corri lesionado. Cheguei cansado, com dor. Feliz, não nego! Foi a primeira. Mas sabia que podia muito mais.

Por isso fiquei o mês de janeiro todo parado. Me recuperei totalmente das lesões. Por isso venho treinando em horários insanos desde fevereiro, respeitando todo o meu planejamento, inserindo treinos de qualidades, introduzindo a bicicleta e a natação nesse processo todo. Tudo isso pra melhorar meu tempo em duas provas: a Dez Milhas e a Meia de Vitória. Mas principalmente as Dez…

Como há muito não faço no blog, vou voltar a blogar minhas corridas como no ínicio:

CORRIDA 21ª Dez Milhas Garoto
DISTÂNCIA 10 milhas (16,09 km)
INSCRIÇÃO 30 reais
LOCAL Largada: 9:00 h (Geral) Praia de Camburi – Vitória
Chegada: Fábrica Chocolates Garoto – Vila Velha
PERCURSO
KIT - Camisa de poliamida alusiva à prova
- número de peito
- chip (para colocar no pulso)

A PROVA

Antes da largada marquei de encontrar com os amigos do TwittersRun perto de casa, em frente ao Posto da BR em Camburi. Logo chegaram o Joaquim (@blogdojoca), o Thiago (@TRodolfo) e a super Yara Achoa (@YaraAchoa), transformando-os (como diria o amigo Ultra Jorge) em amigos reais os virtuais, hehe.

Eu, Yara e Joaquim Eu, Yara e Joaquim. O Thiago ainda não tinha chegado!

Conversamos um pouco, tiramos algumas (poucas) fotos, fizemos um aquecimento meia boca e fomos em direção a largada… e no meio do nosso aquecimento-conversa-jogada-fora, ouvimos o som da corneta dando o início da prova lá na frente. Como já estávamos lá atrás mesmo, fomos andando até o tapete da largada e aí sim iniciamos a corrida. Dei boa prova pra todos e segui no meu ritmo.

Como disse em um post anterior, estava em dúvida qual seria a minha estratégia. Mas na noite anterior decidi correr com split negativo, ou seja, a metade final mais rápido que a metade inicial. Como o objetivo era correr para 1h15’00” ou abaixo, deveria numa primeira metade manter um pace por volta de 4:50 e na segunda quase 4:30 (em médias). O importante na verdade era controlar a ansiedade de forçar muito no início e depois cair drasticamente no final, como aconteceu nas últimas duas provas (analisadas no computador depois).

Como larguei lá atrás, consegui me controlar porque o pessoal não corre tão forte assim, mas teve o incômodo de ter que ultrapassar um monte de gente!! Mas como sabia que o contaria era o tempo líquido e não o bruto, fiquei tranquilo. Passei minha mãe no 3º km, meu irmão do 5º para o 6º, meu primo Juliano no 8º e muitos conhecidos e amigos pelo caminho.

Durante a prova fui me policiando para seguir o plano, mas confesso que o vento contra quase me atrapalha um pouco na subida da 3ª Ponte. O ritmo caiu bastante, e tive que compensar um pouco na descida, o que eu não queria, pois sabia que podia acabar de vez com minhas energias ali. Mas ainda bem que tudo ocorreu bem, e saindo da ponte fiz meu reabastecimento com um sachê de carboidrato em gel e segurei forças pra forçar após o 12 km!

Não só a estratégia deu certo, como consegui fazer num tempo menor do que o esperado: 1h13’50”!! Melhorei em absurdos 23 minutos meu tempo do ano anterior!! No ritmo que estava, uns 4 km à frente do ano passado! Incrível.

INSCRIÇÃO Preço razoável, para o tipo de prova
KIT DO CORREDOR Bom para o preço que se paga. Mas podia ter mais coisas interessantes não?
PERCURSO Muito bonito, técnico, que depois da ponte fica mais tranquilo. Apesar do vento não ter ajudado muito esse ano.
HIDRATAÇÃO Mais postos de hidratação que no ano passado. Foram postos de 2 em 2 km (menos na ponte, lógico!). Pena que a água estava quente, como sempre.
E um isotônico junto ao lanche ao final da corrida não seria uma má idéia, visto que muito gente leva mais de uma hora e meia para completar a prova.
LANCHE PÓS CORRIDA Frutas, sucos, e uma barrinha de talento, uma de cereal e um bombom (pô, sendo a Garoto a patrocinadora, podia rolar uma barra de talento maior não??, hehe)
APOIO Como maior prova do Estado, tudo bem policiado, com ambulâncias (que trabalharam como nunca) e fiscais/apoiadores durante todo o percurso. Uniformizados e bem identificados.
Placas de quilometragem em todo o percurso (batendo muito perto dos dados do meu Garmin). Pena que não tinha um reloógio em cima, com o tempo da prova e o pace, mas tá bom!’
MEDALHA Medalha grande, bonita, de metal
AVALIAÇÃO DA PROVA Alguns pontos podem melhorar, como sempre, principalmente na distribuição de água e isotônico.
Que tal baias na largada hein?
O horário da largada não é dos melhores, mas esse ano o tempo nublado ajudou e muito.
MINHA PARTICIPAÇÃO

A prova foi ótima, superou minhas expectativas e ainda tive a grande chance de conhecer pessoas incríveis que tenho contato somente pela internet! Realmente o mundo da corrida é muito mais do que só a corrida em si.

Certificado 21ª Dez Milhas Garoto

Bem, mas como todo bom corredor, o próximo projeto já é final do mês que vem… a 3ª Meia Maratona de Vitória, que agora com um percurso mais plano, tem um objetivo maior: 1h40’!! Será? O planejamento já foi feito, eu não contava é com a gripe que me pegou hoje de manhã e deve me atrapalhar um pouco os planos para essa semana! Mas ainda bem que estou treinando bem desde fevereiro… (se quiser detalhes é só voltar pro início do post, hehe!)

Abraços a todos.

10 comentários:

Lilian Frazao disse...

Gostei do seu relato. Também corri as Dez Milhas e gostei muito. Só que pra mim foi bem cansativo. Saí de São Paulo as 6 horas da manha no sabado, pra pegar avião, onibus, taxi, etc. Maas quero repetir o ano que vem.

Augusto disse...

Cara, parabéns!!!! Mas quer saber de uma coisa, tenho certeza que foi a camiseta que fez vc baixar seu tempo, pesa só 90 gramas...rsrs
Já até ficando com cara e corpo de queniano, caraca! Sua mãe nunca falou "filho, você precisa comer mais, tá muito magrinho"...rs
Brincadeiras a parte, parabéns pelo excelente tempo e é assim mesmo, treina duro, tem recompensa no final!
E vamos correndo!

Dani disse...

Parabéns pela corrida e por ter conseguido baixar o tempo em relação ao ano passado. Mas a Garoto foi bem pão dura hein?! Podia ter dado muito mais chocolate. O pessoal daqui de Curitiba é doido por fazer essa prova...quem sabe ano que vem.
Bjos,
Dani

Carlos Gusmão disse...

Muito bom o seu depoimento sobre a prova da Garoto! Seu blog é alucinante. Parabéns! Estou começando a fazer meu blog agora e espero chegar a um dia no nível do seu.
Abraço e boa travessia no Domingo!

Kleber RG disse...

Muito bacana esta prova, Léo! Se não me engano, e nela que distribuem chocolate ao final, estou certo?

PARABÉNS pelo excelente resultado, heim! Tá voando baixo, pô! Fininho... hehe

Abraço,
Kleber RG
"Vida Corrida" - http://kleber-rg-runner.blogspot.com

Jorge Cerqueira disse...

Fico contente em saber que vc melhorou da lesão e que conseguiu fazer uma ótima prova da Garoto e conseguiu abaixar o seu recorde parabéns...Legal que conheceu a Yara e o Joka grandes amigo(a)s...Pelo que eu li aqui vc tá afiadissimo saiu lá atrás e conseguiu passar vários corredores e inclusive a família, tenho que tomar cuidado o dia que corrermos juntos...hehehe...Pelo visto teve de novo o vento contra na subida da Ponte né, digo isso pq corri em 2003 e tava ventando muito nessa prova.
É isso ae amigão Léo continue mantendo o foco, lhe desejo boa preparação para a Meia de Vitória.
Cuida dessa gripe hein.

Um abraço,

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com

Yara Achôa disse...

Adorei conhecê-lo, Leo! Gente boa e cheio de energia... Adorei Vitória e adorei a prova. Ano que vem estou aí de novo. Parabéns!!!
Beijo,
Yara Achôa

Claudinha disse...

Pena q não pude ir...mas se Deus quiser no próximo ano estarei aí !
bjão
@Claudinhasamii

Antonio C R Colucci disse...

Boa Léo!
Parabéns pelo blog, pela prova, pelo SEU novo recorde mundial e por conhecer essa dupla sensacional Yara e Joca!
2011 tô aí!

Abraço
Colucci
@antoniocolucci

Luiz Bittencourt disse...

VALEU LÉO PELO BELÍSSIMO TEMPO
SERÁ QUE CONSIGO TE ACOMPANHAR?
TÁ DIFÍCIL
PARABÉNS PELA CONQUISTA.
UM FORTE ABRAÇO
LUIZ BITTENCOURT