Desde minha primeira participação ano passado que eu não pensava em outra coisa a não ser na edição desse ano das Dez Milhas Garoto. Simplesmente por um único pensamento: realmente correr a prova. Não, não… eu corri ano passado sim, não me levem a mal. Só que ano passado eu terminei com o gosto de que podia muito mais. Corri lesionado. Cheguei cansado, com dor. Feliz, não nego! Foi a primeira. Mas sabia que podia muito mais.
Por isso fiquei o mês de janeiro todo parado. Me recuperei totalmente das lesões. Por isso venho treinando em horários insanos desde fevereiro, respeitando todo o meu planejamento, inserindo treinos de qualidades, introduzindo a bicicleta e a natação nesse processo todo. Tudo isso pra melhorar meu tempo em duas provas: a Dez Milhas e a Meia de Vitória. Mas principalmente as Dez…
Como há muito não faço no blog, vou voltar a blogar minhas corridas como no ínicio:
CORRIDA | 21ª Dez Milhas Garoto |
DISTÂNCIA | 10 milhas (16,09 km) |
INSCRIÇÃO | 30 reais |
LOCAL | Largada: 9:00 h (Geral) Praia de Camburi – Vitória Chegada: Fábrica Chocolates Garoto – Vila Velha |
PERCURSO | |
KIT | - Camisa de poliamida alusiva à prova - número de peito - chip (para colocar no pulso) |
A PROVA
Antes da largada marquei de encontrar com os amigos do TwittersRun perto de casa, em frente ao Posto da BR em Camburi. Logo chegaram o Joaquim (@blogdojoca), o Thiago (@TRodolfo) e a super Yara Achoa (@YaraAchoa), transformando-os (como diria o amigo Ultra Jorge) em amigos reais os virtuais, hehe.
Eu, Yara e Joaquim. O Thiago ainda não tinha chegado!
Conversamos um pouco, tiramos algumas (poucas) fotos, fizemos um aquecimento meia boca e fomos em direção a largada… e no meio do nosso aquecimento-conversa-jogada-fora, ouvimos o som da corneta dando o início da prova lá na frente. Como já estávamos lá atrás mesmo, fomos andando até o tapete da largada e aí sim iniciamos a corrida. Dei boa prova pra todos e segui no meu ritmo.
Como disse em um post anterior, estava em dúvida qual seria a minha estratégia. Mas na noite anterior decidi correr com split negativo, ou seja, a metade final mais rápido que a metade inicial. Como o objetivo era correr para 1h15’00” ou abaixo, deveria numa primeira metade manter um pace por volta de 4:50 e na segunda quase 4:30 (em médias). O importante na verdade era controlar a ansiedade de forçar muito no início e depois cair drasticamente no final, como aconteceu nas últimas duas provas (analisadas no computador depois).
Como larguei lá atrás, consegui me controlar porque o pessoal não corre tão forte assim, mas teve o incômodo de ter que ultrapassar um monte de gente!! Mas como sabia que o contaria era o tempo líquido e não o bruto, fiquei tranquilo. Passei minha mãe no 3º km, meu irmão do 5º para o 6º, meu primo Juliano no 8º e muitos conhecidos e amigos pelo caminho.
Durante a prova fui me policiando para seguir o plano, mas confesso que o vento contra quase me atrapalha um pouco na subida da 3ª Ponte. O ritmo caiu bastante, e tive que compensar um pouco na descida, o que eu não queria, pois sabia que podia acabar de vez com minhas energias ali. Mas ainda bem que tudo ocorreu bem, e saindo da ponte fiz meu reabastecimento com um sachê de carboidrato em gel e segurei forças pra forçar após o 12 km!
Não só a estratégia deu certo, como consegui fazer num tempo menor do que o esperado: 1h13’50”!! Melhorei em absurdos 23 minutos meu tempo do ano anterior!! No ritmo que estava, uns 4 km à frente do ano passado! Incrível.
INSCRIÇÃO | Preço razoável, para o tipo de prova |
KIT DO CORREDOR | Bom para o preço que se paga. Mas podia ter mais coisas interessantes não? |
PERCURSO | Muito bonito, técnico, que depois da ponte fica mais tranquilo. Apesar do vento não ter ajudado muito esse ano. |
HIDRATAÇÃO | Mais postos de hidratação que no ano passado. Foram postos de 2 em 2 km (menos na ponte, lógico!). Pena que a água estava quente, como sempre. E um isotônico junto ao lanche ao final da corrida não seria uma má idéia, visto que muito gente leva mais de uma hora e meia para completar a prova. |
LANCHE PÓS CORRIDA | Frutas, sucos, e uma barrinha de talento, uma de cereal e um bombom (pô, sendo a Garoto a patrocinadora, podia rolar uma barra de talento maior não??, hehe) |
APOIO | Como maior prova do Estado, tudo bem policiado, com ambulâncias (que trabalharam como nunca) e fiscais/apoiadores durante todo o percurso. Uniformizados e bem identificados. Placas de quilometragem em todo o percurso (batendo muito perto dos dados do meu Garmin). Pena que não tinha um reloógio em cima, com o tempo da prova e o pace, mas tá bom!’ |
MEDALHA | Medalha grande, bonita, de metal |
AVALIAÇÃO DA PROVA | Alguns pontos podem melhorar, como sempre, principalmente na distribuição de água e isotônico. Que tal baias na largada hein? O horário da largada não é dos melhores, mas esse ano o tempo nublado ajudou e muito. |
MINHA PARTICIPAÇÃO |
A prova foi ótima, superou minhas expectativas e ainda tive a grande chance de conhecer pessoas incríveis que tenho contato somente pela internet! Realmente o mundo da corrida é muito mais do que só a corrida em si.
Bem, mas como todo bom corredor, o próximo projeto já é final do mês que vem… a 3ª Meia Maratona de Vitória, que agora com um percurso mais plano, tem um objetivo maior: 1h40’!! Será? O planejamento já foi feito, eu não contava é com a gripe que me pegou hoje de manhã e deve me atrapalhar um pouco os planos para essa semana! Mas ainda bem que estou treinando bem desde fevereiro… (se quiser detalhes é só voltar pro início do post, hehe!)
Abraços a todos.
10 comentários:
Gostei do seu relato. Também corri as Dez Milhas e gostei muito. Só que pra mim foi bem cansativo. Saí de São Paulo as 6 horas da manha no sabado, pra pegar avião, onibus, taxi, etc. Maas quero repetir o ano que vem.
Cara, parabéns!!!! Mas quer saber de uma coisa, tenho certeza que foi a camiseta que fez vc baixar seu tempo, pesa só 90 gramas...rsrs
Já até ficando com cara e corpo de queniano, caraca! Sua mãe nunca falou "filho, você precisa comer mais, tá muito magrinho"...rs
Brincadeiras a parte, parabéns pelo excelente tempo e é assim mesmo, treina duro, tem recompensa no final!
E vamos correndo!
Parabéns pela corrida e por ter conseguido baixar o tempo em relação ao ano passado. Mas a Garoto foi bem pão dura hein?! Podia ter dado muito mais chocolate. O pessoal daqui de Curitiba é doido por fazer essa prova...quem sabe ano que vem.
Bjos,
Dani
Muito bom o seu depoimento sobre a prova da Garoto! Seu blog é alucinante. Parabéns! Estou começando a fazer meu blog agora e espero chegar a um dia no nível do seu.
Abraço e boa travessia no Domingo!
Muito bacana esta prova, Léo! Se não me engano, e nela que distribuem chocolate ao final, estou certo?
PARABÉNS pelo excelente resultado, heim! Tá voando baixo, pô! Fininho... hehe
Abraço,
Kleber RG
"Vida Corrida" - http://kleber-rg-runner.blogspot.com
Fico contente em saber que vc melhorou da lesão e que conseguiu fazer uma ótima prova da Garoto e conseguiu abaixar o seu recorde parabéns...Legal que conheceu a Yara e o Joka grandes amigo(a)s...Pelo que eu li aqui vc tá afiadissimo saiu lá atrás e conseguiu passar vários corredores e inclusive a família, tenho que tomar cuidado o dia que corrermos juntos...hehehe...Pelo visto teve de novo o vento contra na subida da Ponte né, digo isso pq corri em 2003 e tava ventando muito nessa prova.
É isso ae amigão Léo continue mantendo o foco, lhe desejo boa preparação para a Meia de Vitória.
Cuida dessa gripe hein.
Um abraço,
Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com
Adorei conhecê-lo, Leo! Gente boa e cheio de energia... Adorei Vitória e adorei a prova. Ano que vem estou aí de novo. Parabéns!!!
Beijo,
Yara Achôa
Pena q não pude ir...mas se Deus quiser no próximo ano estarei aí !
bjão
@Claudinhasamii
Boa Léo!
Parabéns pelo blog, pela prova, pelo SEU novo recorde mundial e por conhecer essa dupla sensacional Yara e Joca!
2011 tô aí!
Abraço
Colucci
@antoniocolucci
VALEU LÉO PELO BELÍSSIMO TEMPO
SERÁ QUE CONSIGO TE ACOMPANHAR?
TÁ DIFÍCIL
PARABÉNS PELA CONQUISTA.
UM FORTE ABRAÇO
LUIZ BITTENCOURT
Postar um comentário