Domigo tive a felicidade de participar de uma prova até então inédita aqui no Estado e para mim: um prova de revezamento… Desafio Padre Anchieta 113 km!

Idealizada pelo Alen Brandizzi, da TREINE CERTO, após sua participação no revezamento da Volta da Ilha de Floripa, foi realizada em um curto espaço de tempo, como geralmente acontece por nossas terras capixabas, mas que como primeira experiência foi totalmente válida.

Posso dizer que foi um excelente “teste piloto” para futuras edições porque contou com elementos proprícios para tal:
  • Somente 3 equipes participantes, sendo que uma totalmente desfalcada, o que acarretou em menor número de atletas e dessa forma um melhor controle da organização em relação ao tempo de cada equipe;
  • Uma galera muito animada que realmente gosta de participar não só de corridas de rua em nosso Estado mas de outras atividades esportivas, e que realmente se empenharam durante toda a competição;
  • Foi possível perceber o potencial existente num percusso simplesmente fabuloso do nosso litoral, com belíssimas paisagens muitas das quais só tive o prazer de conhecer correndo no domingo.
Durante a prova foi bom porque deu pra conversar bastante com o Alen sobre o que seria interessante acrescentar nas próximas edições (e todo mundo deu várias ideias) e provavelmente para a próxima muita coisa legal vai rolar.

Mas vamos do ínicio: há cerca de um pouco mais de 2 semanas recebi uma mensagem do Alen pelo twitter pedindo para eu espalhar sobre a corrida que ele estava interessado em realizar e que seria no dia 13 de junho. Na hora meu primeiro pensamento foi de que estavamos muito em cima da hora para uma corrida desse tipo, ainda mais que eu nunca tinha participado de uma… sempre lendo os vários blogs de corrida e foruns por aí, vejo que esse tipo de competição necessita de uma certa logisitica de equipe, como alimentação, quem corre tal percuso, quem faz isso, quem faz aquilo… ou seja, tinha que ter uma certa preparação e para isso precisamos de tempo que não havia. E o maior problema pra mim: correr com quem? Não faço parte de assessoria, e geralmente tenho minha mãe como parceira de corrida, mas 113 km em dois é meio pesado não?E as outras poucas pessoas que conheço aqui no Estado que correm já fazem parte de suas próprias assessorias ou grupos de corrida, e com certeza já teriam equipes prontas.

Pra minha sorte perguntei pro Adnam (conhecido como @nunes38 no twitter!!) se ele participaria e ele me disse que sim, que iria correr com o pessoal da EQUIPE LIMIAR. Eu, meio que dando uma de João sem braço perguntei se não dava pra entrar nessa e ele disse que veria com a equipe. Só que durante a semana, como eu fiquei meio aterefado e com plantões no hospital, nem insisti muito sobre a prova e até mesmo achei que o Adnam tinha esquecido do assunto. Pra minha surpresa 4 dias antes da corrida recebo um torpedo dizendo: “reunião amanhã na Praia de Camburi na barraca da Limiar à noite!”

Fiquei empolgado com o torpedo e no outro dia estava lá para conhecer propriamente a equipe: O Richard, o Leonardo e o Robinho (professor!). Era para decidir quem ia correr cada trecho, mas no final só decidimos que iriamos num carro, cada um se preocuparia com a sua alimentação/hidratação e que era pra nos encontrarmos às 5:40 na casa do Richard que a largada era às 6:30!. E os trechos?… ah, depois a gente via ou sorteava, rs.

Então domingo já estava de pé às 4:20 da manhã, mas confeso que não dormi muito não. Já estava tudo arrumado na vespera, então só tomei uma ducha de banho quente, coloquei uma roupa de frio peguei a mochila e parti.

Encontramos com o pessoal e fomos para a área da largada, na Praça dos Desejos. Tiramos umas fotos, vimos a divisão que o Richard tinha feito… Adnam, Leo, Robinho, Richard e por fim eu, cada um fazendo 3 percursos, com uma média de 23 km cada! Beleza.

Carro da equipe: roupas, hidratação, comida...

Carro da equipe antes da largada


Meu trecho inicial eram 2 km de areia e depois mais 3,5 km de calçadão, correndo metade da Praia da Costa e entregando no final da Praia de Itapõa, só que quando cheguei no posto de troca, cadê a equipe?? Hehe, eu corri mais rápido do que os caras pensavam que eu ia correr e continuei no trecho seguinte… quando eles me encontraram, me avisaram que eu tinha que correr ele até o final… então só fiz a minha troca perto do Bar Acústico na Barra do Jucu… nem sei quantos km deu, mas cansei. Então numa porrada só fiz 2 trechos. Decidiram então que o Adnam ia correr depois o meu trecho e o dele, dessa forma não alterando a dinâmica da divisão.

Meu próximo trecho seria o final, basicamente sem areia. Só que o Richard tinha pego o trecho mais casca grossa de todos: 13 km de areia fofa com um vento sul sinistro. E no penúltimo trecho estava programado mas um bom pedaço de areia. Resolvemos trocar então… mas coitado. Na hora que passamos a maré estava tão cheia, que a organização me deixou correr no asfalto e ainda colocaram o posto de troca mais adiantado do que deveria, ou seja, o Richard teve que correr mais um bocado, hehehe. Mas não reclama não… Já começou bem o seus treinos para o IronMan 2011 em Floripa, hahahaha.

No final, subimos juntos para o Santuário, finalizando com um tempo de 9 horas e 15 minutos e um pace médio da galera de 4:53 min/km, contando com o tempo perdido nas transições (troca do relógio, abastecimento, orientações). Encontramos com a equipe de Guarapa, que correu muito, e foi feita a entrega de medalhas, premiação e de uma placa para a equipe pela participação na prova.

Equipe Limiar
Adnam, eu, Leo, Richard e Professor
Equipe Limiar na chegada no Santuário em Achieta: 113 km em 9h15min


Da minha equipe posso dizer:
  • Adnam: amigo recente, feito nas corridas aqui em Vitória. Além de ter aberto o nosso revezamento, quando correu os dois trechos seguidos, correu com uma sobriedade incrível! Vai ser difícil te pegar hein nego? E o sub-40 nos 10 k tá próximo.
  • Leo Barriche: o cara corre com um pace abaixo de 4!! Sinistro. E eu quase matei ele com meu sanduíche de mortadela, queijo e margarina! Foi mal, hehehe!
  • Richard Soares: esse sofreu! Até na troca comigo coitado, deu azar! Mas não deixou o espírito cair em momento algum. Campeões se fazer assim!
  • Professor Robinho: meu sonho é chegar nessa idade com essa disposição e com essa capacidade física incrível!! Fiquei até com medo quando ele disse que estava correndo com dor no joelho… imagine se não tivesse!
Da minha participação:

Mandei muito bem no meu primeiro trecho, sofri um pouco com o segundo (emendado) e no terceiro eu percebi que algo estava errado (cortaram mais de 2 km meus) porque eu cheguei inteiro… e tava forçando pra não decepcionar a galera.


Da prova:

Sensacional. Se bem trabalhada, pode se tornar uma prova com nível nacional, podendo facilmente ter umas 40 equipes com o mais variados número de atletas. Mas confesso que 5 é perfeito. E que trajeto, que cenários, que praias…

Medalha do Desafio

Essa foi sofrida, mas muito divertida de ganhar!


Então foi isso. As fotos que estão aqui eu tirei do twitter do Adnam porque não levei minha máquina, mas assim que conseguir as fotos do Richard  eu publico.

Pra finalizar, gostaria de agradecer muito a EQUIPE LIMIAR por ter me permetido fazer parte desse evento tão único, belo, divertido e também doloroso, hehehe! Todos vocês me receberam muito bem e eu não tenho palavras para expressar minha gratidão com a equipe toda!! Espero sempre poder ajuda-los no que puder e no que tiver ao meu alcance.

Bem galera, foi isso que aconteceu… Sei que tenho demorado a atualizar o blog, mas pelo menos dessa vez, foi a atualizada, hehehe!

Abraços a todos e domingo tem a corrida da Marinha aqui no Estado. Fui.

3 comentários:

Katryny disse...

Leo, que corrida legal hein...
Sou louca para participar de uma prova de revezamento. Acho que depois da minha maratona em julho, revezamento estarão nos planos.
Parabéns!!!
Grande abraço

Anônimo disse...

Grande amigo Léo que prova sensacional que correste hein amigão, desafiadora e com muita adrenalina Parabéns...Pelo desafio que vcs fizeram a organização deveria dar para vcs a cada 1 uma placa e não somente uma, mas como foi a primeira corrida com certeza na próxima eles melhorarão não é mesmo...Bom dá uma dica a eles para que no próximo desafio eles fazem o revezamento e também a parte solo, quem sabe nós não vamos ae correr também.
Valeu Doutor, mais uma vez parabéns e boas corridas ae.

Um abraço,

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com

Anônimo disse...

Caro Guerreiro ano que vem estaremos juntos outra vez para esse desafio foi show de bola sem comentario só que participou que sabe como foi....show.

Estamos de parabéns e que Deus nos abençoe.


Um grande abraço,
Adnam