Depois de uma prova de revezamento muito boa no final de semana passado e uma semana de treinos realmente bons (incluindo treino de tiro, treino de ladeira, rodagens na bike), esse final de semana foi recheado para a minha pessoa.

Durante o mesmo foi realizado na Escola de Aprendizes de Marinheiros do ES (EAMES) a II Travessia Almirante Barroso, o II Triathlon de Revezamento Almirante Barroso e a II Corrida Almirante Barroso. Para quem desconhece o Almirante Francisco Manuel Barroso da Silva foi o comandante que conduziu a Armada Brasileira à vitória na Batalha do Riachuelo, durante a Guerra da Tríplice Aliança!

No sábado foi realizada a Travessia com um percuso de 1 km em duas voltas (totalizando 2 km) com largada às 9 horas da manhã. Nunca havia estado dentro da EAMES antes, e confeso pra vocês que adorei o local. Muito bonito e com uma vista do Convento da Penha e de Vitória incríveis. A prova também contava para o Circuito Capixaba de Águas Abertas.

Como já haiva mais de um mês que eu não nadava (anda fazendo muito frio em Vitória e a água da praia tá congelante) fui pra prova querendo somente completar. Mas não adiantou! Com a largada sendo feita com um tiro de canhão, saí em disparada pra primeira boia. No contorno da mesma pra segunda, pegamos uma correnteza contra sinistra. Para ter uma ideai: eu estava nadando cerca de 1m40s por 100 m no restante do percuso. Quando pegávamos da boia 2 para a 3, caia para 2m40s quase 3!! Quando completei a primeira volta, percebi que estava nadando ao lado do Leonardo que havia ficado em primeiro lugar na primeira etapa (que eu deixei passar no final pois não sabia!). Resolvi que não ia deixar acontecer como da última vez e após contornar a última boia acelereia as braçadas o máximo que pude. Até fiquei com a impressão de que ia passar mal tamanho o esforço, mas não desisiti. Quando estava chegando percebi que alguém tentava se aproximar de mim nos metros finas e aumentei as pernadas. Depois da chegada que eu vi que era um mulecão de 13 anos que tentou me passar e ele “É tio, apertou o passo hein?”. HEHE, dessa vez não vacilei.

No resultado final fiquei em 3º lugar na categoria Master B, perdendo para dois  marinheiros que não participaram da primeira etapa. O Leo ficou em 4º.

Eu e a Flá ainda ficamos lá para conferir o Triatlhon de Revezamento, que foi muito show!

Domingo a história foi outra. Saindo da água para a terra com um percuso de 9,5 km em duas voltas, com saída no EAMES indo até o 38º Batalhão e retornando com chegada no EAMES. Também nunca tinha feito esse percuso e só sabia que tinha uma subidinha. Beleza. Também não queria pegar pesado porque o dia era de longo (19 km), então faria os 9 agora e depois completava os 10… só que lembrei do jogo do Brasil à tarde e decidi que ia correr o mais forte que pudesse mesmo. Não faria o longo, mas iria competir, hehehe!

E resolvi também fazer uma coisa diferente do que costumo fazer: largar o mais na frente possível. geralmente eu largo lá atrás e durante a prova vou passando as pessoas mais lentas. Mas às vezes percebo que passo pessoas com um ritmo muito inferior ao meu só lá no final do 2 km… então imagino que perco muito tempo quando largo lá atrás. Queria ver se era isso mesmo e não deu outra! Realmente quando largo lá atrás demoro muito. Dessa vez, antes de 400 m, eu já tinha passado quem era “lerdo” e só estava correndo com o pessoal que corre mais forte do que eu ou pelo menos no meu ritmo.

Agora, a tal da subidinha era sacanagem: uma ladeira muito interessante isso sim. E se pensarmos melhor, não uma só vez e sim 4 vezes porque a corrida era ida e volta (e repetido duas vezes)!! Quase desisti na última subida, mas mantive um bom ritmo (pra mim claro) até o final. Terminei a prova com um ritmo médio de 4:31 min/km. Ainda não saiu o resultado final…

Legal também foi a participação da minha namorada, da minha mãe e da Renata nessa prova. E o dia estava realmente maravilhoso para a estréia de algumas corredoras, hehehe.

Outro ponto que gostaria de destacar foi a organização impecável da Marinha na realização das provas, com largada com poucos minutos de atraso, sempre com água gelada durante as competições, medalhas para todos os participantes, tenda com várias frutas, e uma banda dos marinheiros show de bola que ficou tocando durante os eventos. Um programa bem família mesmo.

Essa semana a faculdade vai pegar em termos de horário, então veremos como ficarão meus treinos.

Abraços e até.

3 comentários:

Bons Km disse...

Mandou muito bem Léo...
pelas fotos e o sorrisão foi uma delicia essa prova e o lugar é mesmo incrível...
Parabéns...
Bjinhos
Bons treinos
JU

Augusto - Vamos Correndo disse...

Caraca maluco! Desde o começo achei que você era uma mistura de golfinho Fliper com o queniano Haile e traços do Lance. Nadar, correr e pedalar. eu também faço isso... mas um por semana e olha lá...rs. Parabéns amigo! Tu tá fininho nas fotos heim? É Photoshop ou tá com peso de etíope? Preciso conversar com sua mãe pra ela dar Biotônico Fontoura pra esse menino!...rssr Abs

Jorge disse...

Po Léo além de correr vc nada é não sabia, depois sou eu que sou monstro das ultras né, também quem nada, pedala e corre é monstro também e pode se considerar um ultra pq fazer essas 3 modalidades não é facil não já pode pensar em começar a fazer triatlon, parabéns pelo 3º lugar no pódio e transmita também os meus parabéns a sua família por também praticar esportes.
Ahhh obrigado pelo comentário no meu blog e lhe digo que para os amigos não precisam de fazer inscrição para conhecer o que eu faço na Força Aérea e também visitar a minha residência...rsss...

Um abraço,

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com