12 de mai de 2010

E a Garoto já já está aí!

Terceira Ponte com os corredores das 10 milhas Garoto

Pois é... 10 milhas Garoto está batendo a porta de casa (quase literalmente, visto que a largada é aqui em baixo do meu prédio, hehehe). Por isso, desde hoje eu comecei o treino específico para essa prova.

As 10 milhas é A CORRIDA daqui do Estado. Não temos maratona e ainda estamos engatinhando no quesito meia maratona. Temos algumas provas de 10 km bem organizadas, temos outras provas "tradicionais", nem todas tão organizadas. Mas as 10 milhas é diferente. Tem mais de 20 anos, é realmente tradicional. Tem mais de 5 mil atletas, é a maior do Estado. Tem boa premiação, por isso é internacional. E é nacional também, pois geralmente vem gente do Brasil todo para poder corrê-la. Como disse, única aqui no Espírito Santo.

Ano passado queria fazer um tempo de 1 hora e 20 minutos. Baseado no meu tempo de 10 km, eu podia fazer esse tempo. Porém tive muitas contusões. Duas semanas antes da prova eu tinha quase 30 dias sem poder correr direito, sentindo bastante minha coxa esquerda. Corri e consegui manter um pace de 6:00, terminando a prova com 1h36min. Fiquei feliz só por ter terminado. Claro, essa era a prova que eu sempre quis participar...  mas mesmo assim eu sabia que podia ter corrido melhor.

Esse ano não tenho planos de tempo... mas sei que vou correr melhor! Até agora, desde fevereiro, tenho mantido um bom plano de treinos e o melhor de tudo, sem contusões. Fiz meu melhor tempo numa prova de 10 km e agora é usar essas 14 semanas até a prova para poder conseguir manter o mesmo ritmo, ou pelo menos o mais próximo possível, para os 16 km. Tenho certeza que consigo.

Pra isso já estabeleci meus treinos dessas 14 semanas, e tive que mudar um pouco os paces que estava correndo. Se antes meu easy pace (a rodagem leve) era de 6:00, agora está em 5:30. Meu pace para tiros então... ritmo abaixo de 4 minutos por quilometro!! É, vou ter que fazer força.

Bem, agora é colocar o tênis e ir pra rua, respeitando todos os sinais que o meu corpo manisfestar, evitando lesões a qualquer custo. Esse é o meu ano!

10 MILHAS GAROTO, aí vou eu!!

Abraços a todos.

5 comentários:

Cassio Politi disse...

Sou de São Paulo e numa prova aqui conheci uma corredora de Vitória. Ela falou muito bem das 10 milhas. Bela iniciativa da Garoto!

Perguntei se as pontes eram a parte mais dura da prova. Ela disse que as subidas das pontes são difícies, sim, mas acrescentou que o calor em Vila Velha é outro desafio.

Em 2009, treinei em Vitória e gostei muito! Vi vários corredores treinando. Vou qualquer hora me programar para correr essa prova.

Bons treinos, Leo!

Bons Km disse...

Espero que tudo corra muito bem...
Bons treinos
sempre com cautela...
Bjinhos
JU

Fabio e Luciana disse...

Bom dia Leo, participei do X TERRA Brasil a Corrida de 6KM noturna, foi muito legal, por isso fiquei de fora da corrida do Transito domingo, mas vou me preparar para a Corrida da PM dia 30/05.

Abraços

Fabio

Renata Bomfim disse...

Olá Binda, tudo bom?
Luiz falou que você está arrasando nas corridassss... tá jogando poeira neleeeeeee... ehehehehe

OLha, escrevo para convidar você, sua mãe e sua noiva para o lançamento do meu livro (Mina) que será dia 19/05 (quarta-feira) as 19 horas no Café do Canto, Praia do Canto (rua do Mister Pizza)
será uma alegria tê-los comigo nesse momento especial

abraços
Renata Bomfim

Kleber RG disse...

Fala, Léo! Benditas lesões, heim... Sempre nos perseguem... Este ano perdi todo o 1º semestre, mas "vamu que vamu"!

Se cuida aí e PARABÉNS pela excelente participação na 1ª Etapa Capixaba de Águas Abertas!

Abraço,
Kleber RG.