8 de dez. de 2009

II Corrida do Braille

Domingo aconteceu a 2ª Corrida do Braille aqui em Vitória. A corrida tinha como objetivo ser filantrópica, arrecadando dinheiro para ajudar os atletas paraolímpicos, mas infelizmente nem 50 pessoas participaram da mesma. O que será que aconteceu?

Alguns motivos, no meu ponto de vista:
  • Coincidiu com a Volta Internacional da Pampulha, e eu sei que muita gente daqui foi para as terrinhas mineiras (espero ir pelo menos uma vez também);


  • no sábado chuveu bastante em Vitória, e no domingo amanheceu bem nublado, o que deve ter tirado a vontade de algumas pessoas de participar;


  • e o que eu acho que mais aconteceu: como não tinha nem camisa alusiva à prova e no regulamento não havia nem prêmio programado, muita gente, ou melhor, grande parte das pessoas que participam de provas de rua aqui não estado, simplesmente não fizeram questão de se inscrever.


Realmente, é uma corrida filantrópica, provavelmente organizada por eles, mas pensando bem, acho que daria para ter feito uma coisa mais “profissional”, com camisa e numeração e ainda sim se tornar “lucrativa” para a instituição. Há outras formas de se ajudar financeiramente um evento. Há que se correr atrás de patrocínios também! E tem que ser uma coisa planejada, estudada! Não adianta com um mês de antecedência querer fazer algo legal!! Planejamento e estratégia são muito importantes para esses tipos de evento. Infelizmente não é o que vejo aqui no Estado. E não só no atletismo (pois comecei a participar de provas há um ano somente), mas em outros esportes também (já competi muito em natação e basquete aqui para pode dizer isso com certeza!!).

O esporte não é valorizado no Estado. E a filantropia, pelo jeito, também não.

Mas deixando de lado essas coisas tristes que acontecem, vamos para a corrida em si:

CORRIDA
II Corrida do Braille
DISTÂNCIA
5 km
INSCRIÇÃO
20,00 reais
DATA
06/12/2009
LOCAL
Largada e Chegada: Em frente ao Instituto Braille em Bento Ferreira, retornando cerca de 400 metros à frente da Curva do Saldanha.
PERCURSO
 Confira o percurso pelo meu GARMIN
KIT CORREDOR
- Somente numeração, sem camisa alusiva à prova

Domingo nublado, com uma leve garoa, tempo perfeito para correr! Segunda prova do ano que participo sem me preocupar com o sol. Mas mesmo que tivesse o sol de lascar da última Meia, eu não me importaria, porque decidi correr bem tranquilo, acompanhando os meus “menino e meninas” da Vibração.

Isso mesmo!! Foi a primeira corrida da minha prima Raquel, da Renata e do Zé!! Há cerca de três meses que  começaram a treinar e eu disse que até o final do ano, pelo menos uma corridinha de 5 km eles fariam!! Fiquei muito feliz com a performace de cada um:
  • Zé – mesmo sem treinar com mais frequência devido problemas profissionais, conseguiu completar o percurso alterando corrida com pequenas caminhadas!! Como teve que sair “correndo” ao final para estudar, nem tive tempo de perguntar o que achou da prova!


  • Raquel – minha prima esteve ótima, só perdendo o pique depois da água quente!! Por isso que eu falo que é importante se acostumar com algumas situações de prova, tá vendo prima? E o banho de água na Renata foi ótimo!!


  • Renata – minha grande surpressa! Correu durante todo o percurso e não caminhou nenhum momento!! Ainda precisa melhorar um pouco a biomecânica e ficar mais relaxada, mas para quem 3 meses atrás, correr um minuto era um sacrifífico, terminar os 5,5 km da prova em 42 minutos foi show!! E pelo menos aprendeu que não deve levar nada que não esteja acostumada para o dia da prova!! Mesmo que seja um cinto de hidratação!!


Minha mãe correu tranquila, no seu ritmo normal, e ainda tirou onda, voltando para escoltar a Raquel, a Rê e eu de lambuja! E depois ainda voltou correndo para casa, para terminar o longão de domingo!! A coroa tá fera!!

Foi legal ver todo mundo aplaudindo o esforço das meninas na chegada!! Pena que não levei a máquina e minha fotografa oficial (minha namorada Flavinha) não estava presente, então só tenho essa do celular:

Renata e Raquel
As meninas da Equipe Vibração: Renata e Raquel!


INSCRIÇÃO
Sem problemas, pois era uma corrida para ajudar a instituição
KIT DO CORREDOR
Não teve
PERCURSO
Asfalto, percurso plano.
TEMPERATURA MÉDIA
23,1 °C
TEMPO/COLOCAÇÃO
42min 07seg
Um dos últimos, hehe!
HIDRATAÇÃO
Um posto no retorno, mas com água quente!!
LANCHE PÓS CORRIDA
Bom, com água, suco, banana, melancia!
APOIO
Prova pequena, mas com ambulância, e policiamento completo. A rua ficou fechada por toda a prova!! Muito seguro.
MEDALHA
Medalha normal, de latão, da prefeitura de Vitória.
PROVA/ORGANIZAÇÃO
Uma prova para ser beneficiente, mas que contou com poucas pessoas. A organização da prova em si foi boa, com policiamento, a rua fechada para os corredores e bem marcada.


Após a prova fui para meus afazeres e domingo ainda assisti ao meu Flamengo ser campeão brasileiro pela sexta vez!! Ô domingão bom!!

Próxima prova, 4ª Etapa do Circuito da Orla no dia 20!! Estaremos lá!!

1 comentários:

Luiz Bittencourt disse...

QUE PENA QUE NÃO DEU PARA NÓS PARTICIPARMOS DESTE EVENTO, POIS O ANO PASSADO PARTICIPAMOS E FOU MUITO LEGAL. REALMENTE UMA CORRIDA PARA REFLEXÃO , ONDE CORREMOS JUNTOS COM PORTADORES DE DEFICIENCIA VISUAL MAS NA REALIDADE , COMO TODO CORREDOR FALA QUE "CORREDOR NÃO TEM SEXO" E TAMBÉM "NÃO EXISTE DIFERENÇA ENTRE CORREDOR" FOI O MAIOR BARATO.