10 de dez de 2009

Como começar a passada??



Essa semana rolou uma discussão muito grande no blog Correria do Sérgio Xavier (Runner's Brasil) sobre as críticas de um eleitor. E um dos pontos que o cara mais reclamava era que a capa da revista geralmente traz modelos "atacando com o calcanhar" o chão enquanto correm, e que isso era errado. Será mesmo?

Todos (melhor, quase todos) sabem que evoluímos do macaco, e quando adquirimos essa posição bípede, houve uma transformação importante na configuração de nossos membros inferiores, coluna e membros superiores; tanto muscular quanto óssea, mudando assim  nossa forma de locomover. Saímos de 4 patas e fomos para duas!!

Todo movimento da marcha corresponde a dois ciclos: apoio e balanço. Apoio é quando estamos com o membro inferior apoiado no chão e balanço quando o mesmo faz o movimento no ar, levando a perna à frente!! E é na fase de apoio que a gente vai se concentrar.


Fases do ciclo da marcha: Apoio e Balanço

Ela se inicia com o toque do calcanhar no chão, transferindo o peso do corpo para o pé! Após esse contado, o peso é transferido para o médio pé e somente no final da fase de apoio para o ante-pé (pontas dos dedos) conhecida como propulsão. Nesse movimento há uma transferência de força elástica da musculatura da perna e da força dinâmica do próprio movimento, que diminui o gasto de energia do mesmo!! Bem, mas aí é coisa técnica demais e que não tem necessidade. O que é importante nesse relato todo?


Divisões da fase de Apoio da marcha

O primeiro contando quando pisamos deve ser feito com o calcanhar!! Não é a toa que o calcanhar é a parte mais "carnuda" do pé! Há uma estrutura de tecido subcutâneo todo preparado para receber esse choque inicial!! Dessa forma absorvemos melhor o impacto do peso de nosso corpo. Mas e na corrida?

Há naturalmente uma mudança postural quando corremos. Nosso centro de gravidade vai mais a frente e por isso mudamos a nossa fase de apoio (que se torna muito mais curta). E é dependente da velocidade que corremos!

Quando estamos caminhando aceleradamente, fazendo um trote ou mesmo uma corrida leve, de rodagem, a fase de apoio se inicia com o calcanhar normalmente!! Nada muda! Agora, com o aumento da velocidade, há uma necessidade de menor contato do pé com o chão, menor atrito! Então quanto mais aumentamos a nossa velocidade, menor o contato do nosso pé, menor a área do mesmo do chão. Dessa forma começamos a transferir o choque inicial para as regiões anteriores do pé! Então é normal, num ritmo mais forte, começarmos o movimento com o médio-pé ou até mesmo o ante-pé! Agora, num treino de velocidade máxima, ou numa prova onde damos tudo que temos, grande parte das pessoas só faz o contato com a parte anterior do pé! Essa é a evolução da nossa passada!

Agora, vale lembrar que isso vale para a maioria das pessoas, ou seja, não vale para TODO mundo! Tem gente por exemplo que só consegue correr na ponta dos pés! Tem gente que não consegue! Então, querendo ou não, isso é muito individual! Então como responder a pergunta que inicia esse post?

Simples, inicie a passada da forma mais confortável que puder! Tente variações! Faça educativos! O que funciona melhor? Altere o tipo de terreno, altere o tênis que usa, corra descalço às vezes!! Depois disso tudo responda você mesmo: Como começar a passada?

Abraços

2 comentários:

Jorge disse...

Fala Léo, blz, muito bom esse relato rico com boas informações...Assino embaixo do que vc disse no último parágrafo de fazer exercícios educativos e variar os terrenos, pois isso ajuda bastante...Parabéns e boas corridas.
Não me lembro qual mês, mas vc me mandou uma msg dizendo que eu iria no Espírito Santo e nós não íamos se ver pq vc estaria viajando, pois informo que nesse final de 13 dez a Ultra de 5 pontões foi adiada para FEV 2010, pois na cidade de Laranja da Terra uma tromba dágua rompeu-se sobre a cidade e alagou tudo...

Bom final de semana e boas corridas camarada.

Um abraço,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista
www.jmaratona.blogspot.com

Tadeu Góes disse...

Educativos? Começei há uma semana, tres repetições de cada exercício, duas vezes por semana,estou quebrado, pensando em parar com isso, ou prosseguir prá ver se melhoro meu desempenho. Minha meta é correr 10k em 50'.Faço o km em 6'.Consigo, com 51 anos?