29 de ago. de 2009

Dia Nacional de Combate ao Fumo

Hoje é o Dia Nacional de Combate ao Fumo!! Como várias pessoas, eu também comecei a correr, dentre outras coisas, como uma forma de parar com esse vício maldito! E apesar de ser hoje o dia nacional, eu vou comemorar o meu no dia 31 de dezembro deste ano, na tradicionalíssima São Silvestre, quando vou completar exato 1 ano sem colocar cigarro algum na boca (e porque não dizer também nos pulmões, hehe)! Vai ser ótimo... mas isso eu deixo para completar em outro post!

E desde ontem tenho visto várias notícias a respeito de fumo, cigarros e afins; e uma me chamou atenção em particular: um estudo realizado com estudantes de medicina, onde 90% recebem informações sobre os perigos do tabagismo durante o ensino superiormas mais de 60% dos entrevistados relatam que na faculdade não são passadas informações de como combater esse problema!! E cerca de 20% dos homens e 11% das mulheres, estudantes de medicina, fumam! Percentual considerado baixo, por incrível que pareça, quando comparados com outros países da América Latina!

Fiquei pensando com meus botões e tenho que concordar em alguns pontos: realmente, dentro da faculdade, não temos aula específica sobre o assunto. O que nos é passado é o mal que o cigarro faz no geral: alterações pulmonares, alterações vasculares, riscos cardíacos e cerebrais e tantas outras alterações. Mas tratamento, não, não é ensinado!! Não são passados informações sobre tratamento conservador (exercícios, acompanhamento psicoterapêutico), tratamento medicamentoso (que drogas auxiliam??) e outros! Incrível não?

Mas esse espaço não foi criado para falar de como combater doenças, orientações sobre alterações orgânicas, ou medicina, ou fisioterapia... então não vou me deter a esses detalhes!! O que eu posso dizer, e afirmo por experiência própria é que é possível sim colocar o cigarro de lado, e que a corrida foi essencial para que eu conseguisse isso!!

Consegui substituir o prazer de uma tragada quando me encontrava estressado, pelo prazer de colocar um calção, um tênis e uma camiseta e mesmo em dias de chuva, sair por aí correndo! Troquei a nicotina pela endorfina (que possuem os mesmos neurorreceptores)! Troquei o odor "monossilábico" do tabaco pela capacidade de sentir todos os cheiros! Troquei a sinusite constante, a gripe de todo mês, pela saúde "quase" plena!! Resumindo, troquei um estilo de vida, por uma vida literalmente mais saudável!!

E olha que a corrida ainda auxiliou em outras coisas! Por exemplo hoje eu tomo bem menos álcool do que antigamente!! Claro que eu adoro minha cervejinha e isso não vai mudar, mas hoje eu sou bem mais controlado nesses aspectos!! Resultados disso: perdi um peso considerável, durmo bem melhor, minha pressão voltou ao normal, e me sinto no geral mais saudável, como quando eu tinha 15 anos e jogava basquete o dia inteiro!!

Dia Nacional do Combate ao Fumo!!! Eu aderi, e você?

2 comentários:

Luiz Bittencourt disse...

OLÁ LÉO BOA NOITE.
TOMEI A LIBERDADE E COLOQUEI O LINK DO SEU BLOG NO MUNDO DAS CORRIDAS. POIS TENHO TAMBÉM UMA HISTÓRIA DE EX- FUMANTE QUE FUI DURANTE MUITO TEMPO.E ABANDONEI, E HOJE POR MEU INTERMÉDIO, VÁRIAS PESSOAS DEIXARAM O CIGARRO TAMBÉM.
PESSOAS QUE FUMARAM DURANTE 35 ANOS , 20 ANOS E OUTROS MAIS.
PARABÉNS PELAS INFORMAÇÕES ENCONTRADAS NO SEU BLOG POIS SÃO DE GRANDES INCENTIVO À PESSOAS QUE QUEREM MUDAR DE VIDA
UM FORTE ABRAÇO.
LUIZ BITTENCOURT

Unknown disse...

Isso aí, lindo! Vc bem sabe o qto fico orgulhosa por vc ter conseguido.

Muito legal contar sua experiência e incentivar quem estiver de passagem por aqui.

Parabéns pela força de vontade!

Um beijão da sua Flá