26 de ago. de 2009

Como limpar bem o tênis

Como estou vendo pela janela de meu quarto e pelo treino de ontem, essa semana vai ser bem molhada em Vitória! E depois de um treino na chuva, não tem jeito, tem que lavar o tênis... ele fica imundo e molhado!

A primeira coisa que eu faço é ter mais de um par de tênis, que só uso pra corrida, porque assim faço revezamento e, enquanto um seca, uso o outro! Mas como limpar o tênis, sem estragar? Até porque não dá pra ficar lavando ele o tempo todo!

Uma dica é a matéria que saiu na Runner´s (e que você pode ler aqui a matéria completa!) Para quem tem preguiça de abrir outra página, é só ler as dicas de como fazer uma boa lavagem, retirada da revista:




1. Retire o cadarço e a palmilha e reserve.


2. Em um tanque com água corrente, passe o tênis na água.

3. Com uma escovinha de cerdas macias, raspe um pouco de sabão de coco em barra e esfregue delicadamente no tênis, ensaboando-o.


4. Enxágue e repita a operação.


5. Faça o mesmo com a palmilha e os cadarços.

6. Aperte o calçado com as mãos para retirar o excesso de água e coloque-o encostado em uma parede, para deixar a água escorrer.


7. Espere 10 minutos e aperte mais um pouco (para tirar o restante de água).

8. Pegue uma toalha de rosto velha e seque o tênis por dentro e por fora. Assim, ele fica apenas úmido, facilitando a secagem.

9. Coloque-o em uma área ventilada e à sombra para completar a secagem. Deixe o tênis na horizontal e não o pendure no varal.

* Atenção – Jamais use água sanitária e/ou alvejantes ou deixe o tênis de molho.


São esses os passos que eu sigo para manter meus tênis limpos e mais conservados.

O treino de ontem foi show: 9.9 km em 1:01:02... bem lento, num ritmo bem confortável! Hoje como são 8 k devo voltar do consultório correndo... e tome chuva!

1 comentários:

Jorge Cerqueira disse...

---------\\\\|/---------
--------(@@)-------
-o--oO--(_)--Ooo-
Fala Léo, boa tarde, desconhecia o seu blog, pois só soube dele pq estava no WEBRUN e vi lá...Parabéns pelo blog, pois correr na chuva é bom mesmo, só não faço isso quando está relampiando...Também vc está certissimo todo o corredor tem que ter no mínimo 2 pares de tênis, lá em casa eu tenho 10 pares, alguns eu coloco só para treinar outros só para competir de acordo com as distâncias...
Obrigado por ter adicionado o meu blog aqui no seu, vou fazer o mesmo com o seu...

Desejo a vc sucessos nas corridas e bom final de semana.

Um abraço,

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.blogspot.com
Bons treinos,

Um abraço,

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.blogspot.com