homer-simpson-wallpaper-brain

Essa semana começou com um pequeno problema!! E não foram as chuvas da semana passada (até porque chuva pra corredor, ou quem tenta ser, não é problema!). Uma síncope, mal súbito, desmaio, perda de consciência, seja lá qual nome cada um queira dar!! Pois é… perdi a consciência durante meu longão de domingo!!

Tinha tudo para ser um treino perfeito! 9 horas da matina, tempo nublado para sol! Tinha dormido bem, me alimentado bem, estava bem hidratado e com meu cinto de hidratação, feito um bom aquecimento, iniciado o treino com um bom ritmo, sem muito esforço, sabendo que os 20 km do dia seriam perfeitos… Com cerca de 34 minutos de corrida, após fazer a subida do Hotel Ilha do Boi, me deu uma vontade enorme de urinar!! Um terreno baldio com muro dos dois lados era a melhor opção (ninguém em Vitória deixa você entrar em casa para se "aliviar"!! Medo é rox!!). Paro, faço o que tenho que fazer, volto, sinto o tonteira e me inclino numa árvore em frente…

Estou no chão e ouço alguém em frente ao Hotel gritando para chamar uma ambulância porque um rapaz caiu… Levanto rapidamente como se nada tivesse acontecido e percebo que o rapaz sou eu… O cara corre em minha direção e me pergunta se está tudo bem! Eu respondo que sim, que não precisa se preocupar que eu já estou bem melhor! Pergunto o que ele viu e ele me diz que achou que eu fosse alongar, porque coloquei as mãos nas árvores como se fosse alongar, só que cai para o lado… Realmente, caí de lado!! Meu ombro está machucado, meu braço e cotovelos também! Meu quadril do mesmo lado… e minha cabeça!! Um Puta dum Galo!!! Pego meu cinto de hidratação, tiro a garrafa com água que ainda está com gelo, limpo as escoriações, ponho o gelo na cabeça, afrouxo o cadarço do tênis e saio caminhando com meu mais novo amigo (infelizmente não lembro o nome, mas vou chama-lo de Paulista!!)

O Paulista meio assustado ainda, caminha ao meu lado e puxo papo para distraí-lo, hehe!! Soube que estava aqui para ir na formatura de uma prima, que era de Ribeirão, e estava assustado com o que viu!! Conversa vai, conversa vem, vi que tava com um Polar no pulso, começamos a falar sobre corrida, e perguntou qual o melhor trajeto… Indiquei a Praia, porque como a semana toda tinha chovido a mesma estava bem movimentada, com pessoas bonitas e um bom clima!! Segue em frente meu ajudante, e sigo caminhando lentamente para casa, tomando meu isotônico, e com a garrafinha na cabeça!!

Pois bem!! Cardiologista já está marcado há duas semanas, mas provavelmente não é problema cardíaco! Bem, pelo menos até dois anos atrás desde o meu último teste tudo normal!! Mas agora vem uma nova bateria de exames… Como sou da área, pesquiso o que pode ter acontecido… e acho que encontrei: SÍNDROME NEUROCARDIOGÊNICA!! Um erro na resposta fisiológica de controle da pressão arterial e do débito cardíaco, que associado com uma vasoconstricção da circulação cerebral, resulta em hipofluxo cerebral e consequente desmaio! Tem tratamento com remédio (caso esses desmaios sejam frequentes!) e tratamento conservador que consiste em: exercícios!! Engraçado não? Desmaia por causa do exercício, mas o mesmo serve de tratamento!! Não vou ficar perdendo tempo explicando todo o processo fisiológico da coisa, mas como li, é mais comum do que eu aparentava saber!! Não é nada confirmado ainda, como disse preciso fazer os testes, mas é uma forte suspeita!!

Fiquei meio assustado com o acontecido, não nego! Mas fiz meus treinos quase que normalmente essa semana! Como tenho a prova dos Carteiros domingo, e eu quero fazer um puta tempo pra mim (comemorar um ano de competições com a primeira prova que corri!!), diminui o ritmo essa semana!! Mas me empolguei na quarta com um cara que passou por mim, uma biomecânica legal, num ritmo legal. Acompanhei por cerca de 3 km! Foi bom pra tirar o meu medo de domingo e pra dar aquela cansada gostosa!!

Agora é fazer uma corridinha leve hoje, dar uma volta de bike com um amigo amanhã, arrumar a casa nova da Flá (UEBA!!!!) e descansar para domingo!! Ah, e segunda tem uma boa, ótima, maravilhosa novidade para mim!!! :))

Abraços e bons treinos!!

OBS – Se alguém quiser saber mais sobre a Síndrome Neurocardiogênica, ou tiver qualquer outra dúvida, claro, dentro dos meus limitados conhecimentos, só mandar uma mensagem que eu procuro responder!!

0 comentários: