21 de nov. de 2009

Mais que um simples torção

Prancha proprioceptivaPois bem!! Meu tornozelo ainda dói! Na verdade não é bem o tornozelo, mas sim acima do maléolo lateral, no que chamamos de retináculo, uma faixa que envolve a canela e segura os ligamentos da musculatura anterior da perna! Tem um ponto ali, que quando aperto é insuportavelmente doloroso!! Uma tendinite? Um tenossinovite? Não interessa, só sei que não é uma simples torção!!

Já torci meus tornozelos inúmeras vezes!! Perdia a conta! O basquete deixou esse pequeno legado para mim! E uma das maiores besteiras também! Toda vez que torcia, para não perder os treinos ou os jogos, eu jogava com uma bota de esparadrapos (não essas faixas chiques e coloridas que nós vemos os atletas usarem hoje em dia!!). Bom porque o esparadrapo funciona como o ligamento, que está lesionado. Péssimo para o ligamento, que "perde" uma ótima oportunidade de curar de forma apropriada. Por que? Por uma pequena palavra: PROPRIOCEPÇÃO!

Como trabalhar músculo? Com repouso e musculação!! Como trabalhar articulações, ligamentos, cápsulas articulares? PROPRIOCEPÇÃO. Essa palavra, que pode ser estranha para alguns, significa: capacidade de poder localizar a posição que seu membro ou qualquer parte do corpo se encontra no espaço. Complicou? Simples. Feche os olhos e perceba! Você sabe dizer de olhos fechados, se seu joelho esquerdo está dobrado? Se sua cabeça está pendendo para um lado ou não? Se sua mão direita está acima ou não da cabeça, e quantos dedos estão fletidos e/ou esticados? Bem, isso é propriocepção!!

Tá bom, e o que isso tem a ver com o bendito esparadrapo? Bem, como eu dizia, toda vez eu usava o bendito como uma bota, para poder continuar com a minha atividade! Só que como o esparadrapo funciona como uma espécie de ligamento, não fazia com que o meu tornozelo "trabalhasse" para reconhecer onde ele se encontrava no espaço. Meus ligamentos e minha cápsula articular ficaram preguiçosas. Pra que trabalhar se tinha alguém que fazia isso por eles!! Por isso, hoje vivo sofrendo torções!! Claro, na época não tinha esses conhecimentos!

E o que fazer? Trabalhar propriocepção o máximo possível! Como? Coisas simples podem ser grandes aliados!! Então, pra quem possa interessar (mesmo pra quem não torce muito o tornozelo, qualquer treino proprioceptivo é excelente para qualquer atividade física!):

  1. Aquecimento articular leve: fazer todos os movimentos que a articulação possa executar no espaço de forma lenta, repetindo umas 10 vezes cada movimento. Se possível, finalizar com movimento de rotação! Lembrar… sempre repetir com as duas pernas, os dois braços, sempre para a esquerda e para direita, para cima e para baixo!!
  2. Treino equilíbrio estático: Feche os olhos e fique apoiado numa perna só!! Deixe o joelho levemente flexionado! Mantenha a outra perna parada, sustentada no ar! Quanto tempo consegue ficar?
  3. Treino equilíbrio dinâmico: Mesmo que o anterior! Só que alterne a perna que está no ar. Coloque à frente, depois para o lado… depois para trás (igual a esses anjinhos de chafariz!!)
  4. Brinque com uma bola de tênis no calcanhar! Leve a bola pra frente, pra trás, para os lados. Dê uma pisadas de leve na bola!! Sempre faça os movimentos de forma devagar!
  5. Se puder, brinque numa prancha de propriocepção!! Para quem não sabe o que é , a figura abre o post!!
  6. Corra e caminhe descalço em terrenos que exijam mais das suas articulações: grama e areia! Mas sempre bem mais lento do que um treino regenerativo!! Lembre-se você não está treinando corrida, você está treinando o tornozelo!!
  7. Para manter o condicionamento: natação e bicicleta!! Você não exige tanto assim da sua articulação!!

Como já disse, não é objetivo meu, nesse blog, falar de fisioterapia/medicina do esporte!! Mas sempre que tiver alguma dica que eu acho interessante, porque não falar?

Espero que tenha ajudado alguém!! Bons treinos!

OBS – É justamente isso que eu faço para melhorar minha torção!! E essas dicas funcionam comigo! Caso a dor persista, procure seu médico ou seu fisioterapeuta para uma avaliação correta, porque consulta via internet não existe, ok??

2 comentários:

Jorge Cerqueira disse...

Fala Léo, boa tarde camarada que notícia ruim hein, bom amigo lhe desejo uma boa recuperação, sei que é difícil ficar parado sem correr, pois isso acontece com todos nós e o segredo para o sucesso é vc ter paciência e se cuidar, espero que vc tenha ido ao médico e também espero que não seja nada grave, estou na torcida para que vc melhore logo.
Boas as dicas que vc postou aqui.
Lhe desejo uma ótima semana e boa recuperação.

Um abraço,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista
www.jmaratona.blogspot.com

Marlino Júnior disse...

Muito bom esse post, torci o tornezelo já faz uma semana e acho que tá na hora de seguir algumas dicas que está no blog...vlw
abraço!