19 de out. de 2009

1ª CORRIDA 10 KM BANESCARD

Resolvi estabelecer um certo padrão para descrever as minhas corridas!! Colocarei primeiro informações sobre a corrida, como nome, local, percurso, kit do corredor!! Depois coloco minha descrição da mesma e no final parto para a minha avaliação geral da corrida, com meus tempos e as tão temidas fotos!! Começando então:

CORRIDA
1ª Corrida 10 km Banescard
DISTÂNCIA
10 km
INSCRIÇÃO
15 reais inscrição + 3 reais taxa do site ativo.com
LOCAL
Largada: Vila Velha - ES
Chegada: Vitória - ES
PERCURSO


KIT CORREDOR

- Camisa e boné (não mostrado) alusivas à corrida
- numeração
- sacolinha alusiva à corrida
- chip
- informativos

Primeiro dia do horário de verão, a Terceira Ponte fechando às 8 horas da manhã! Tudo contribuiu para que tivesse que acordar muito cedo para se preparar para a corrida. Amanheceu um dia nublado, prometendo uma corrida em temperatura agradável!

Café da manhã normal, carona com o Nando (meu irmão mais novo) e eu e mamãe madrugamos no local da largada! Alias, todo mundo! Foi interessante porque todo mundo ficou por lá, conversando, se conhecendo! E nessa hora que a organização anuncia que alguns corredores quenianos foram impedidos de correr, porque simplesmente chegaram minutos antes querendo participar, tendo em vista que as inscrições para a corrida foram limitadas a 1500 pessoas e tinham sido esgotadas rapidamente!! Parabéns para a organização por não ter permitido tal "liberdade"! Afinal regras são regras e devem ser cumpridas por todos os atletas, inclusive os da elite!!

Ledo engano quem achou que o tempo fosse permanecer do jeito que estava! Menos de 15 minutos para a largada o sol já estava rachando no céu e um mormaço sinistro pairava o ar nos entornas da largada!
Pensamento: toda corrida aqui no Estado vai ser a base de sol forte na cara agora???

Mulheres largando um pouco à frente e os homens logo atrás, como diz minha mãe, babando!!! Pois bem, pergunto eu, porque não colocar o pessoal da elite feminina para largar primeiro, a elite masculina em seguida e a geral depois, como ocorre nas provas grandes? Seria muito mais organizado e evitaria o "atropelamento" de muita gente!

A corrida transcorreu dentro do esperado, com a subida da Terceira Ponte fazendo a seleção do pessoal, o sol fazendo com que todos tivessem que suar um pouquinho mais do que o esperado, e um percurso belíssimo de se ver! Só que notei algumas coisas que me deixaram um tanto chateado:

  • Na primeira curva à direita saindo da Av. Champagnat para a Av. Hugo Musso, um monte, mas um monte de gente furando por dentro do posto!!
  • Pessoas atravessando a ponte utilizando de veículos.
  • Pessoas cortando caminho na chegada, evitando de ir até o retorno colocado à frente
  • Um monte de gente chegando sequinho, sequinho na Chegada!!

Ô povinho que gosta de se enganar!! Acho que falta um tapete surpresa em algum lugar do percurso para pegar esse furões, como por exemplo no retorno!

Os primeiros 5 k foram bem trabalhados, num ritmo confortável, principalmente na subida da ponte! Os outros foram feitos em velocidade progressiva, com um bom sprint final!! Cheguei inteiro, com meu recorde pessoal nos 10 km, 49:14! E ainda nem comecei a trabalhar velocidade para a São Silvestre!!

Esperei a minha mãe chegar, que também melhorou seu tempo em mais de 4 minutos em relação à última prova de 10 k, tirei umas fotos com algumas pessoas, e parti para completar minha planilha com mais 8 km de rodagem, nos quais fiz 6 km, caminhei 1 e depois corri mais 1!! Realmente estava muito sol!!

O resultado já saiu e pode ser conferido AQUI, só que é interessante avisar para o pessoal que a classificação geral e a classificação por categoria foi feita com o tempo total, e não com o tempo líquido como deveria de ser feito!! Quem quiser é só mandar uma mensagem pra mim que eu envio uma tabela do excel onde eu coloquei as colocações baseadas no tempo líquido, que é o que deveria ser feito!!

Então, minha avaliação final da prova:

INSCRIÇÃO
Preço razoável
KIT DO CORREDOR
Bom
PERCURSO
Asfalto, com uma boa subida, técnico
HIDRATAÇÃO
3 postos durante o percurso, mais um na largada e na chegada. Como toda corrida no Estado, peca por fornecer água à temperatura ambiente!! Pelo menos tinha água gelada na chegada!!!
LANCHE PÓS CORRIDA
Bom, principalmente porque vinha com uma garrafinha!!!
APOIO
Equipe de apoio em boa quantidade, com ambulâncias, posto médico, guarda-volumes!!

E após a corrida espumas no gelo para os corredores!
MEDALHA
Bonita, feita de metal!!
PROVA/ORGANIZAÇÃO
No geral muito bem organizada, com boas premiações! Apesar do sol, consegui bater o meu tempo em 20 segundos!!! hehehehe
Melhorando o aspecto da água, que deveria ser gelada, tem tudo para ser uma das melhores provas de 10 km do Estado!! Só espero que continue!

Agora as fotos:




Para quem quiser ver várias fotos da corrida, acesse aqui!! Esse link eu consegui no blog do Luiz Bittencourt (aí Luiz, te encontrei e te conheci na Ponte mas não tinha como ficar de bate papo lá em cima!! Quem sabe uma outra vez!!)

Bem, agora é continuar os treinamentos!! E vamos correndo na Ilha!

1 comentários:

Jorge Cerqueira disse...

Léo Parabéns a vc e sua família pelo brilhante festa que vcs fizeram, legal a família correndo unida, também transmita os meus parabéns a sua familia e principalmente a sua mães que esse espírito perpetue sempre dentro de vcs amigo.
Quanto a furões nas corridas eu também fico p...da vida...mais isso é culpa da organização em não colocar um tapete no meio da prova, uma vez eu corri uma prova assim e que muitos cortaram caminho, falo que é culpa da organização pq ela deveria colocar stafss também para não acontecer isso.

O vídeo com as fotos ficaram showww

Boa preparação para São Silvestre, não sei se vc já correu ela alguma vez, mais eu já corri 4 vezes, não se empolgue no inicio pq no final tem pedreira com a subida.

Um abraço,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista
www.jmaratona.blogspot.com