12 de set de 2009

Nadando, praia e corrida!

Sexta-feira eu decide fazer um descanso ativo; em vez de correr os 10 k programados, resolvi nadar!! Semana passada já tinha feito dois dias de natação, e como por duas semanas tive que mudar o dia do meu longão, eu senti que na sexta não estava em boas condições e que era melhor dar uma pausa para as pernas! Na quinta eu tinha dado uma mergulhada com meu irmão e a água estava de matar!! Na sexta nem tanto! Fiz 23 minutos seguidos de crawl e o mar estava um pouco agitado e com a água ainda gelada. Boa para a musculatura e para lavar a alma! Passei o resto do dia sem esforço, fiz um alongamento e massagem nos pés, e fui para meu plantão.

Como consegui descansar razoavelmente - dormi cerca de 3 horas - e estava me sentindo bem, mesmo com o céu nublado e tendo na planilha que correr os 10 k da sexta, resolvi alterar novamente a corrida e quebrar um pouco o padrão "asfalto": fazer minha rodagem na areia e completar com uma natação e mais um pouco de corrida.

Quando treino na areia, costumo reduzir para 70 a 80% do programado para o dia, pois o esforço é um pouco maior nesse terreno, e fazer a mesma quilometragem pode levar a lesões e cansaço muscular, tudo o que eu não quero a quase uma semana da meia. E eu queria associar a natação no meio da corrida, só para ver como eu me sairia num aquatlon... mas tudo de forma leve, sem esforço. E foi o que eu fiz; corri 5 k bem leves na areia (o que por causa das conchas no percursso que fiz, me renderam algumas bolhas e cortes nos pés!!), entrei na água e nadei mais 22 minutos e depois voltei e corri mais 2 k!! No final estava me sentindo muito bem, com a consciência de que podia ter corrido/nadado mais e mais rápido do que eu tinha feito o treino, e pensando que amanhã o longão vai ser ótimo!! E outra vez a água do mar estava gelada que nem cerveja esquecida no congelador!

Amanhã para o longão, começo o dia ensinando pro pessoal um pouco da importância do aquecimento correto antes do treino, vou passar algumas dicas de biomecânica da corrida e depois um bom alongamento pós-treino/corrida!!

2 comentários:

railer disse...

bacana teu blog!
pra ficar melhor, não poderia colocar o texto em branco pra facilitar a leitura?

Leo Binda disse...

Como vc vê o fundo do meu blog amigo? Porque ele é branco pra cinza bem claro e as letras escuras, ou vc está falando das informações do lado?